<b>A família do paciente em situação crônica de vida: a visão de enfermeiros de um hospital de ensino</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.1075
Résumé
Este estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa, teve como objetivo apreender como os enfermeiros de um hospital de ensino percebem os familiares enquanto participantes do cuidado. Foram entrevistadas seis enfermeiras de clínicas de pacientes em situação crônica de vida. A análise de dados permitiu inferir que tiveram pouco conhecimento sobre a temática da família durante a graduação, dificultando o relacionamento com os familiares acompanhantes. A convivência durante a internação é marcada por facilidades quando os mesmos colaboram na assistência e por dificuldades ao tentar romper as regras institucionais. Indicam que os novos enfermeiros deverão ter embasamento teórico para atender a família nos diversos cenários do cuidado. Considero que há necessidade de investimento na capacitação de profissionais e que o avanço da humanização dos serviços implica em troca e integração de saberes de pacientes, familiares, profissionais de saúde, equipe de apoio e gestores que extrapolam o campo das ciênciasTéléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.