<b>Comparação de métodos de cultivo para o diagnóstico laboratorial da tuberculose pulmonar</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v27i2.1418
Résumé
O objetivo deste estudo foi avaliar a utilização dos métodos de cultivo de escarro, Ogawa-Kudoh (O - K) e Petroff com tempo de descontaminação reduzido (Petroff - R), na rotina laboratorial de diagnóstico da tuberculose pulmonar. Um total de 459 amostras de escarro, de pacientes sintomáticos respiratórios, foram cultivadas utilizando os métodos O-K e Petroff - R, paralelamente ao método clássico de Petroff. Os métodos O - K e Petroff-R mostraram-se eficientes na detecção de Mycobacterium tuberculosis e de micobactérias não pertencentes ao complexo M. tuberculosis inclusive em amostras com baciloscopias negativas. Não houve diferença estatística entre a contaminação observada no método de O - K e Petroff. Estes dados sugerem que o método O - K, por ser de fácil execução, baixo custo, apresentar baixo risco de contaminação do manipulador e boa sensibilidade na detecção de M. tuberculosis representa excelente recurso na rotina bacteriológica para o diagnóstico da tuberculose pulmonarTéléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.