<b>Representação da família na arte: análise da estória em quadrinhos</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v26i1.1607

  • Júlia Peres Pinto ANHEMBI
  • Maria das Graças Oliveira Fernandes ANHEMBI
  • Ana Lúcia de Moraes Horta UNIFESP

Résumé

O objetivo deste estudo foi identificar temas referentes à família, expressos nas imagens das estórias em quadrinhos de um artista brasileiro. Realizou-se uma análise retrospectiva nas imagens das revistas da Mônica e do Cebolinha, nos períodos de 1973 a 2001, baseada no diagrama ramificado do Modelo Calgary de Avaliação da Família (MCAF). Foi identificado nas estórias o modelo de família nuclear de classe média, com no máximo dois filhos, e laços consangüíneos de raça branca. Em relação ao gênero, observou-se a mulher como mãe e dona de casa, e o homem como provedor da família. O ambiente doméstico é retratado nas estórias a partir de 1986, e a reunião familiar ocorre à mesa de refeição. O ciclo familiar prevalente é a família com filhos pequenos. A crença religiosa está relacionada ao cristianismo, representado por desenhos como: crucifixo, padre, confessionário e batismo, denotando valores, crenças mitos e ritos familiares.

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Biographie de l'auteur

Júlia Peres Pinto, ANHEMBI
Possui mestrado em Enfermagem Pediatrica pela Universidade Federal de São Paulo (2004). Atualmente é professora assistente nos cursos de graduação em enfermagem do Centro Universitário São Camilo e da Universidade Anhembi-Morumbi Tem experiência na área de Enfermagem Pediátrica, com ênfase em familia e creche Currículo Lattes
Publiée
2008-04-04
Comment citer
Pinto, J. P., Fernandes, M. das G. O., & Horta, A. L. de M. (2008). <b>Representação da família na arte: análise da estória em quadrinhos</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v26i1.1607. Acta Scientiarum. Health Sciences, 26(1), 21-26. https://doi.org/10.4025/actascihealthsci.v26i1.1607
Rubrique
Ciências da Saúde

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