<b>Ações educativas no cuidado infantil e intervenções dos profissionais junto às famílias</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v26i1.1619
Résumé
Estudo sobre as práticas de educação em saúde no cuidado da criança, com o objetivo de compreender as ações educativas no contexto de cuidados da criança e identificar as concepções dos profissionais e as intervenções junto às famílias. Utilizamos pressupostos da etnografia e o discurso do sujeito coletivo. As concepções dos profissionais encontram alguns pontos de convergência com a prática diária manifestada nas categorias: Educação em saúde como orientação para o cuidado; Educação em saúde como processo comunicativo e relacional; Trabalho em equipe e planejamento da prática educativa. Concluímos ser a educação em saúde uma prática indispensável ao cuidado infantil que propicia aproximação do profissional com a família, permite acompanhar o crescimento e o desenvolvimento melhorando a qualidade de vida. Para tanto, devemos superar atitudes autoritárias e facilitar a rede de comunicação entre os profissionais e a família responsável também pela saúde da criança, tornando-os sujeitos da ação.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.