<b>Hipertensão arterial no município de Cianorte, estado do Paraná, Brasil</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v25i1.2302
Résumé
O objetivo deste trabalho foi estimar a prevalência da hipertensão arterial sistêmica na zona urbana do município de Cianorte, estado do Paraná, Brasil, através de um estudo transversal realizado no período de março a junho de 1998. Foram visitados 185 domicílios e entrevistados 411 moradores da faixa etária dos 20 aos 69 anos. Para coleta dos dados e medidas da pressão arterial, foi realizado um inquérito domiciliar, utilizando-se dois questionários, um domiciliar e outro individual. São apresentados aqui resultados da prevalência, conhecimento da doença, tratamento e controle. O critério utilizado para o diagnóstico da hipertensão foi o do Joint National Committe – IV – 1988 (pressão arterial sistólica maior ou igual a 140mmHg e/ou pressão arterial diastólica maior ou igual a 90mmHg) e a prevalência encontrada foi de 35,5% (IC 95%: 30,9% – 40,1%). Dos hipertensos identificados, 53,4% desconheciam sua condição, 63,2% tratavam-se e apenas 20,9% mantinham níveis tensionais controlados.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.