Monitoração nutricional de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica do programa de reabilitação pulmonar
Résumé
Uma equipe multidisciplinar do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) iniciou um trabalho de reabilitação pulmonar de pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). As nutricionistas envolvidas avaliaram e monitoraram nutricionalmente estes pacientes e analisaram a adequação da ingestão dietética, bem como as relações entre os parâmetros da função pulmonar e o estado nutricional. Participaram do estudo, 19 pacientes, sendo 4 do sexo feminino e 15 do masculino. O estado nutricional foi avaliado no início do programa e, posteriormente, ao final de 3 meses por meio de parâmetros antropométricos, bioquímicos, hematológicos e de ingestão alimentar. Também foram realizadas espirometria e gasometria para se determinar a função pulmonar. Observou-se que 78,94% dos pacientes apresentaram déficit de peso de 15,60 ± 10,08% e que os índices antropométricos, bioquímicos e hematológicos não diferiram estatisticamente ao final do estudo, assim como os resultados dos testes de função pulmonar.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.