<b>Eletromiografia dos músculos temporal e masseter em crianças com mordida cruzada posterior direita</b> - doi: 10.4025/actascihealthsci.v32i2.4952
Résumé
Sabe-se que a mastigação unilateral e a hiperatividade muscular podem estar presentes nos indivíduos com mordida cruzada posterior unilateral. O objetivo do presente estudo foi avaliar as alterações eletromiográficas dos músculos mastigatórios em portadores de mordida cruzada posterior unilateral direita (MCPUD). Eletrodos bipolares passivo de superfície foram colocados bilateralmente sobre os músculos temporal (porção anterior) e masseter, de 20 crianças selecionadas, do sexo feminino com idade de 7 a 8 anos (X = 7.4 e DP 0.5). Os registros foram coletados durante as contrações isotônicas habitual, direita, esquerda e bilateral simultânea, além das contrações isométricas voluntárias máximas direita e esquerda, cujos sinais foram utilizados para a normalização da amplitude da atividade elétrica. Todas as contrações isométricas foram feitas com tubo de látex. Durante as mastigações habitual e direita, observou-se uma hiperatividade do músculo temporal anterior esquerdo, e hipoatividade do músculo masseter esquerdo. Concluiu-se que o padrão eletromiográfico dos indivíduos com MCPUD sugere um padrão mastigatório unilateral, sendo os músculos masseter direito e porção anterior do músculo temporal esquerdo mais ativos que os outros músculos avaliados.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.