<b>Técnica do grupo focal como método de avaliação do conhecimento de adolescentes sobre saúde bucal</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v31i2.5830

  • Kléryson Martins Soares Francisco UNESP
  • Maria Lúcia Marçal Mazza Sundefeld UNESP
  • Artênio José Ísper Garbin UNESP
  • Cléa Adas Saliba Garbin UNESP - FOA

Résumé

O presente estudo tem como objetivo analisar, por meio da técnica do Grupo Focal, o entendimento de adolescentes em relação à saúde bucal. A pesquisa foi realizada em três escolas públicas da cidade de Araçatuba, Estado de São Paulo, com dez alunos em cada uma delas. Para a realização dos grupos focais foram abordadas as seguintes palavras, presentes em perguntas de questionários sobre saúde bucal, as quais apresentaram altos índices de erros: saúde bucal; placa bacteriana; dente permanente; flúor; gengiva sangra?; fio dental; transmissão da cárie. Durante as discussões dos grupos focais, observou-se que muitos adolescentes ficavam surpresos com a situação a qual foram submetidos e com o tema que estavam discutindo. A palavra ‘saúde bucal’ foi associada à condição de limpeza da cavidade bucal, não identificando a saúde bucal como parte da saúde geral. O termo ‘transmissão da cárie’ não teve um entendimento suficiente. A expressão ‘dente permanente’ foi bem compreendida, sendo associada a um tipo de dente que não seria mais substituído. A palavra ‘flúor’ teve maior associação à função de limpeza do que à proteção dos dentes. Conclui-se que a utilização da técnica do Grupo Focal é de grande importância na interpretação do conhecimento dos adolescentes sobre saúde bucal e na adequação da terminologia de questionários sobre o mesmo tema.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Kléryson Martins Soares Francisco, UNESP
Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Social e Preventiva. Currículo Lattes
Publiée
2009-09-17
Comment citer
Francisco, K. M. S., Sundefeld, M. L. M. M., Garbin, A. J. Ísper, & Garbin, C. A. S. (2009). <b>Técnica do grupo focal como método de avaliação do conhecimento de adolescentes sobre saúde bucal</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v31i2.5830. Acta Scientiarum. Health Sciences, 31(2), 165-170. https://doi.org/10.4025/actascihealthsci.v31i2.5830
Rubrique
Odontologia

0.3
2019CiteScore
 
 
8th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
8th percentile
Powered by  Scopus