<b>Técnica do grupo focal como método de avaliação do conhecimento de adolescentes sobre saúde bucal</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v31i2.5830

  • Kléryson Martins Soares Francisco UNESP
  • Maria Lúcia Marçal Mazza Sundefeld UNESP
  • Artênio José Ísper Garbin UNESP
  • Cléa Adas Saliba Garbin UNESP - FOA
Palavras-chave: grupo focal, adolescência, saúde bucal

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar, por meio da técnica do Grupo Focal, o entendimento de adolescentes em relação à saúde bucal. A pesquisa foi realizada em três escolas públicas da cidade de Araçatuba, Estado de São Paulo, com dez alunos em cada uma delas. Para a realização dos grupos focais foram abordadas as seguintes palavras, presentes em perguntas de questionários sobre saúde bucal, as quais apresentaram altos índices de erros: saúde bucal; placa bacteriana; dente permanente; flúor; gengiva sangra?; fio dental; transmissão da cárie. Durante as discussões dos grupos focais, observou-se que muitos adolescentes ficavam surpresos com a situação a qual foram submetidos e com o tema que estavam discutindo. A palavra ‘saúde bucal’ foi associada à condição de limpeza da cavidade bucal, não identificando a saúde bucal como parte da saúde geral. O termo ‘transmissão da cárie’ não teve um entendimento suficiente. A expressão ‘dente permanente’ foi bem compreendida, sendo associada a um tipo de dente que não seria mais substituído. A palavra ‘flúor’ teve maior associação à função de limpeza do que à proteção dos dentes. Conclui-se que a utilização da técnica do Grupo Focal é de grande importância na interpretação do conhecimento dos adolescentes sobre saúde bucal e na adequação da terminologia de questionários sobre o mesmo tema.

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Biografia do Autor

Kléryson Martins Soares Francisco, UNESP
Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Social e Preventiva. Currículo Lattes
Publicado
2009-09-17
Como Citar
Francisco, K. M. S., Sundefeld, M. L. M. M., Garbin, A. J. Ísper, & Garbin, C. A. S. (2009). <b>Técnica do grupo focal como método de avaliação do conhecimento de adolescentes sobre saúde bucal</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v31i2.5830. Acta Scientiarum. Health Sciences, 31(2), 165-170. https://doi.org/10.4025/actascihealthsci.v31i2.5830
Seção
Odontologia

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