<b>Ocorrência de cloranfenicol em leite pasteurizado comercializado no Estado do Paraná, Brasil</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v29i1.107
Resumo
A presença de resíduos de cloranfenicol no leite pode causar efeitos tóxicos na população exposta. O objetivo deste trabalho foi investigar a ocorrência de cloranfenicol em amostras de leite comercializadas no Estado do Paraná, Brasil. Foram analisadas 151 amostras de leite pasteurizado B e C de 61 marcas diferentes, comercializadas em 35 municípios. Os resíduos de cloranfenicol foram analisados por ensaio imunoenzimático (ELISA). Foram detectados resíduos de cloranfenicol em quatro (2,6%) das amostras analisadas, sendo duas amostras de leite tipo B e duas do tipo C. Esses dados demonstram que esse antimicrobiano continua sendo utilizado em animais destinados ao consumo humano ou há presença de contaminantes ambientais. Portanto, há necessidade de programas de monitoramento de resíduos de medicamentos veterinários em alimentos para garantir sua qualidade e, conseqüentemente, proteção à saúde humana.A presença de resíduos de cloranfenicol no leite pode causar efeitos tóxicos na população exposta. O objetivo deste trabalho foi investigar a ocorrência de cloranfenicol em amostras de leite comercializadas no Estado do Paraná, Brasil. Foram analisadas 151 amostras de leite pasteurizado B e C de 61 marcas diferentes, comercializadas em 35 municípios. Os resíduos de cloranfenicol foram analisados por ensaio imunoenzimático (ELISA). Foram detectados resíduos de cloranfenicol em quatro (2,6%) das amostras analisadas, sendo duas amostras de leite tipo B e duas do tipo C. Esses dados demonstram que esse antimicrobiano continua sendo utilizado em animais destinados ao consumo humano ou há presença de contaminantes ambientais. Portanto, há necessidade de programas de monitoramento de resíduos de medicamentos veterinários em alimentos para garantir sua qualidade e, conseqüentemente, proteção à saúde humana.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.