<b>Higienização das mãos: o ensino e a prática entre graduandos na área da saúde</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.1079
Resumo
Estudo realizado com graduandos do último ano/semestre da área da saúde de Instituições de Ensino Superior (IES) em Goiás/2005, com objetivo de verificar a compreensão destes acerca da higienização das mãos (HM), identificar a contribuição das IES na formação dos alunos sobre esta temática, identificar fatores que favorecem a adesão à HM e verificar a disponibilidade de recursos materiais para HM nos Estabelecimentos de Assistência à Saúde (EAS) utilizados como cenários de prática. Observados os aspectos éticos, os dados foram obtidos pela aplicação de questionário, previamente avaliado, e processados no programa Epiinfo (CDC, 2004), quando indicado, aplicado o teste qui-quadrado. Participaram do estudo 777 graduandos (68,0%); dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Odontologia e Terapia Ocupacional. Houve discordância entre o entendimento sobre HM e a adesão. Embora tenhamos evidenciado que as IES tenham abordado este tema durante a formação dos profissionais, isto não foi suficiente para alterar a práxisDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.