<b>Avaliação da qualidade das amostras comercias de <em>Baccharis trimera</em> L. (Carqueja) vendidas no Estado do Paraná</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v31i1.3050
Resumo
O presente trabalho descreve a avaliação da qualidade de 12 amostras comerciais de ‘carqueja’ (Baccharis trimera L.) que são empregadas na medicina tradicional como estomáquicas e diuréticas e são vendidas em estabelecimentos comerciais farmacêuticos no Estado do Paraná, visando ao preparo de chás. Foram avaliados parâmetros de qualidade preconizados na Farmacopéia Brasileira e na literatura específica: características dos rótulos e bulas, análise sensorial, autenticidade das amostras, material estranho e doseamento de marcadores químicos. Todos os produtos avaliados apresentaram algum tipo de irregularidade segundo os códigos oficiais, sendo necessária maior intensificação na vigilância de produtos à base de plantas medicinais.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.