<strong>Portador de insuficiência renal crônica em hemodiálise: significados da experiência vivida na implementação do cuidado</strong> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v30i1.4399
Resumo
Estudo de natureza qualitativa cujos objetivos são caracterizar as transformações físicas e psicoemocionais que a insuficiência renal crônica pode acarretar no modo de vida dos pacientes; descrever percepções, reações do paciente em tratamento hemodialítico e as formas de enfrentamento na sua condição de vida. Os dados foram levantados em uma clínica de hemodiálise na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, em junho e julho de 2006, por meio da entrevista semi-estruturada e observação livre com oito pacientes. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo categorial, para codificar, agrupar e elaborar as categorias emergentes que expressam o fenômeno em estudo. Os sujeitos mostraram sofrimento mediante a doença e o doloroso processo de aceitação das limitações que o tratamento impõe. Tais evidências mostram a importância da problemática e da mudança de condutas no processo de cuidar desse paciente, ajudando-o de maneira coerente, responsável e humanizada para contribuir na melhoria da qualidade de vida.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.