<b>Algumas implicações de ‘Moderno’ em ‘Estado Moderno’</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v33i2.10955

  • Alexander Martins Vianna Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRJ
Palavras-chave: estado, antigo regime, controvérsia

Resumo

Este ensaio pretende criticar alguns pressupostos conceituais implicados em abordagens sobre a formação do Estado que o inscrevem numa teleologia de modernidade institucional. Ao final, apresento uma breve crítica ao conceito ‘economia política das mercês’, demonstrando o quanto se torna desnecessário para a compreensão do funcionamento da soberania, autoridade, administração pública e relações sociais no Antigo Regime.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexander Martins Vianna, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRJ
Alexander Martins Vianna possui graduação em História pela UFRJ. É mestre e doutorando em História Social pelo PPGHIS-UFRJ. As suas áreas preferenciais de atuação são: História Moderna e Contemporânea, História do Pensamento Político e Teoria e Metodologia em História. Em História Moderna, trabalha basicamente com as ferramentas analíticas da História Social da Cultura, com ênfase temática em concepções e práticas políticas, cultura letrada cortesã, lógicas institucionais e dinâmicas de distinção social do Antigo Regime. Deve-se destacar também que o pesquisador vem desenvolvendo um cuidadoso trabalho a respeito dos tropismos protestantes contra a idolatria nas peças teatrais shakespeareanas. Em História Contemporânea, interessa-se principalmente pelas questões relativas à crise e à crítica do universalismo civilizador ocidental que, no mundo pós-Guerra Fria, adquiriram um teor marcadamente essencializante da cultura, que se manifesta tanto na forma de se justificar a afirmação agressiva de fronteiras sociais, políticas e institucionais quanto na forma de se criar modelos de interpretação de áreas geopolíticas. Em Teoria e Metodologia da História, o pesquisador tem interesse na análise da “virada crítica” da História Social Francesa através da micro-história barthiana e da história social dos modelos culturais, tendo como parâmetro de enquadramento institucional deste debate a revista Annales (ESC e HSS) das décadas de 1980 e 1990.
Publicado
2011-12-19
Como Citar
Vianna, A. M. (2011). <b>Algumas implicações de ‘Moderno’ em ‘Estado Moderno’</b&gt; - doi: 10.4025/actascihumansoc.v33i2.10955. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 33(2), 205-216. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v33i2.10955
Seção
História