<b>A velhice como espetáculo</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v29i1.137
Resumo
Este texto é parte da pesquisa “Manifestações afetivas do idoso hospitalizado”, desenvolvida em uma perspectiva multidisciplinar. O trabalho tem como objetivo trazer alguns elementos de reflexão para pensar a questão da velhice a partir da concepção de curso de vida e da Teoria da Atividade, apoiando-se, especialmente, nos textos de Anita Néri e nas obras por ela organizadas. A partir de um olhar, que se distancia do senso comum, sobre cenários e fatos do cotidiano, analisando notícias veiculadas pela imprensa, chamamos a atenção para a ideologização do discurso sobre a velhice e para o confronto necessário entre os resultados das pesquisas sobre o tema e os conceitos assimilados de forma acrítica pela sociedade.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.