<b>Corpo, pensamento educacional e práxis: a "teoria" e a "prática" da Educação Física nos albores da modernidade</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i2.1390
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar historicamente a maneira como o corpo passa a ser visto e educado na modernidade. Considerando o complexo processo de construção do capitalismo, essa análise buscará chegar ao final compreendendo as formas contraditórias de educação corporal que foram levadas a cabo nesse momento da história. Para isso, na primeira parte, os pensamentos de Montaigne, Rabelais e Locke foram analisados com o intuito de verificar como o corpo passa a ser revalorizado e sua educação torna-se alvo de grandes preocupações. Na segunda, como conclusão, o trabalho evidencia a concatenação histórica entre a "teoria" educacional da burguesia e a "prática concreta" dessa educação, oferecida à nascente classe trabalhadora. Como essas educações ocorreram no mesmo tempo e espaço, o artigo busca problematizar a visão simplista que considera a modernidade univocamente como o momento do "renascimento do corpo", verificando a presença de muitas contradições que, por sua vez, não podem ser explicadas como desvio de consciência, mas sim como componentes históricas pertencentes a um processo acelerado de transformação socialDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.