<b>De linguagem, matemática e construção do conhecimento: algumas reflexões para a prática educativa</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v29i1.140

  • Regina Maria Pavanello UEM
Palavras-chave: educação matemática, linguagem, sala de aula, interações, comunicação

Resumo

É tal a facilidade com que utilizamos a linguagem para nos comunicarmos com os outros e para interpretarmos o que eles nos dizem, que acreditamos ser ela transparente, de compreensão imediata. Estudos conduzidos na área da lingüística, contudo, demonstram que essa transparência é aparente, pois seu suporte, a língua materna, está sujeita a indeterminações, ambigüidades, duplos sentidos. Ter este fato em mente é ainda mais importante quando pensamos na sala de aula e nas interações que aí se concretizam a partir da linguagem, uma vez que na comunicação no ambiente escolar as diferenças entre os sujeitos envolvidos, tanto em relação ao domínio da língua materna quanto ao dos conhecimentos específicos, fazem parte integrante das situações do dia-a-dia. Por esse motivo, nas aulas de matemática é importante que o professor ouça seus alunos, deixe que eles exponham suas dúvidas e questionamentos. O objetivo deste texto é discutir, a partir de resultados de pesquisas na área da educação matemática, se a comunicação que se estabelece em sala de aula entre os sujeitos do processo educacional por meio da linguagem propicia ou não a construção do conhecimento matemático pelos alunos.

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Publicado
2008-06-19
Como Citar
Pavanello, R. M. (2008). <b>De linguagem, matemática e construção do conhecimento: algumas reflexões para a prática educativa</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v29i1.140. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 29(1), 77-82. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v29i1.140
Seção
Filosofia e Educação