<b>O discurso da adolescência</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v28i2.
Resumo
O presente artigo é fruto de alguns trabalhos que desenvolvemos acerca das questões identitárias pelo viés da Análise do Discurso de linha francesa. Considerando que o sujeito se constitui pelo discurso, é a partir dele que procuramos pensar a identidade como efeito produzido pela linguagem e constituído a partir de práticas discursivas que circulam dentro de uma conjuntura sócio-histórico-ideológica. Neste trabalho, pretendemos verificar como se dá a construção da identidade do adolescente através do seu discurso, tendo em vista que a maioria dos estudos relacionados à adolescência trazem uma visão dos adultos sobre ela, e não a dos próprios sujeitos. Voltamos os olhos, então, não para as práticas discursivas que circulam sobre o adolescente, mas para o que ele tem a dizer sobre si mesmo e a fase que atravessa.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.