<b>As narrativas de alunos brasileiros sobre a história do Brasil: um estudo sobre o consumo da ferramenta cultural narrativa</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i1.1557
Resumo
Este trabalho objetiva verificar como 35 alunos universitários brasileiros do curso de Letras consomem a história oficial de seu país. A eles foi solicitado que contassem (30´ a 60´) o que sabiam sobre a história do Brasil. A base da pesquisa foi Wertsch (1998), que procurou definir quem os alunos universitários americanos consideravam como o centro da ação na história de seu país. Os critérios para a construção dos personagens foram a freqüência de menção dos personagens, os padrões de agência com foco nas categorias superordinada e subordinada de referencialidade proposicional e os padrões de presença pressuposta de personagens considerados óbvios. Percebeu-se que para os alunos brasileiros a história brasileira é construída em torno de um personagem que não é o brasileiro, mas sim os portugueses/os europeus, e por extensão, nos dias atuais, a globalização, as nações mais ricas etc. Todos os textos estavam arraigados no tema "inconformismo pela exploração indevida de nossos bens desde a descoberta"Downloads
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