<b>As narrativas de alunos brasileiros sobre a história do Brasil: um estudo sobre o consumo da ferramenta cultural narrativa</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i1.1557

  • Elenir Voi Xavier de Moura UEM
Palavras-chave: 8.01.00.00-7 Lingüística

Resumo

Este trabalho objetiva verificar como 35 alunos universitários brasileiros do curso de Letras consomem a história oficial de seu país. A eles foi solicitado que contassem (30´ a 60´) o que sabiam sobre a história do Brasil. A base da pesquisa foi Wertsch (1998), que procurou definir quem os alunos universitários americanos consideravam como o centro da ação na história de seu país. Os critérios para a construção dos personagens foram a freqüência de menção dos personagens, os padrões de agência com foco nas categorias superordinada e subordinada de referencialidade proposicional e os padrões de presença pressuposta de personagens considerados óbvios. Percebeu-se que para os alunos brasileiros a história brasileira é construída em torno de um personagem que não é o brasileiro, mas sim os portugueses/os europeus, e por extensão, nos dias atuais, a globalização, as nações mais ricas etc. Todos os textos estavam arraigados no tema "inconformismo pela exploração indevida de nossos bens desde a descoberta"

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Biografia do Autor

Elenir Voi Xavier de Moura, UEM
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1983), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e doutorado em Lingüística Aplicada ao ensino de língua estrangeira pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora do Instituto de Línguas da Universidade Estadual de Maringá, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria sociocultural, pesquisa sócio-interacionista, estratégias de aprendizagem e formação de professores de língua estrangeira Currículo Lattes
Publicado
2008-03-31
Como Citar
Moura, E. V. X. de. (2008). <b>As narrativas de alunos brasileiros sobre a história do Brasil: um estudo sobre o consumo da ferramenta cultural narrativa</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i1.1557. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 26(1), 23-33. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v26i1.1557
Seção
Literatura e Linguística