<b>As narrativas de alunos brasileiros sobre a história do Brasil: um estudo sobre o consumo da ferramenta cultural narrativa</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i1.1557

  • Elenir Voi Xavier de Moura UEM

Resumen

Este trabalho objetiva verificar como 35 alunos universitários brasileiros do curso de Letras consomem a história oficial de seu país. A eles foi solicitado que contassem (30´ a 60´) o que sabiam sobre a história do Brasil. A base da pesquisa foi Wertsch (1998), que procurou definir quem os alunos universitários americanos consideravam como o centro da ação na história de seu país. Os critérios para a construção dos personagens foram a freqüência de menção dos personagens, os padrões de agência com foco nas categorias superordinada e subordinada de referencialidade proposicional e os padrões de presença pressuposta de personagens considerados óbvios. Percebeu-se que para os alunos brasileiros a história brasileira é construída em torno de um personagem que não é o brasileiro, mas sim os portugueses/os europeus, e por extensão, nos dias atuais, a globalização, as nações mais ricas etc. Todos os textos estavam arraigados no tema "inconformismo pela exploração indevida de nossos bens desde a descoberta"

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Biografía del autor/a

Elenir Voi Xavier de Moura, UEM
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1983), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e doutorado em Lingüística Aplicada ao ensino de língua estrangeira pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora do Instituto de Línguas da Universidade Estadual de Maringá, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria sociocultural, pesquisa sócio-interacionista, estratégias de aprendizagem e formação de professores de língua estrangeira Currículo Lattes
Publicado
2008-03-31
Cómo citar
Moura, E. V. X. de. (2008). <b>As narrativas de alunos brasileiros sobre a história do Brasil: um estudo sobre o consumo da ferramenta cultural narrativa</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i1.1557. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 26(1), 23-33. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v26i1.1557
Sección
Literatura e Linguística