<b>Tradução & Discurso</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i1.1560
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a relação da Análise do Discurso com o processo de tradução. É também uma tentativa de se aplicar o conceito tridimensional do discurso de Fairclough (1992): texto, prática discursiva e prática social à tradução como um todo. Dessa forma, a tradução é analisada como um processo e não como um mero produto final. As dimensões comunicativas que permeiam um texto exigem do tradutor profissional uma competência discursiva que não implica somente na busca por significados de uma língua para outra, mas acima de tudo, na investigação, reflexão e interpretação da relação do texto com o discurso e com a prática – do texto com a sociedade. Considerando a tradução como processo e não como produto, os tradutores passam a entendê-la como uma atividade comunicativa na qual desempenham papéis sociais específicos na relação de dois universos culturais diferentesDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.