<b>Estudo sobre conceitos e procedimentos de análise sintática utilizados por alunos do ensino fundamental</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i1.1561
Resumo
O presente estudo investigou os conceitos e procedimentos de identificação de dois tipos de sujeito (composto e oculto) utilizados por alunos do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio de prova de análise sintática e entrevista individual em uma amostra de 24 alunos (2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries). Os resultados demonstraram declínio no desempenho dos alunos na identificação de um dos tipos de sujeito. Na identificação do sujeito oculto, saíram-se melhor os alunos de 2ª e 4ª séries; do sujeito composto, 4ª, 6ª e 8ª séries. Nas séries mais avançadas, o conhecimento da nomenclatura parece ter prejudicado o conteúdo de suas respostas. Os conceitos de sujeito apresentaram duas características: emissão de uma resposta formal aprendida na escola (caso das respostas da 6ª série) e, valendo-se de seu conhecimento intuitivo, consideração de outros sintagmas nominais, não agentes, como sujeito (caso das respostas da 8ª série)Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.