<b>Estudo sobre conceitos e procedimentos de análise sintática utilizados por alunos do ensino fundamental</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i1.1561

  • Evandro de Melo Catelão UEM
  • Geiva Carolina Calsa UEM
Palavras-chave: procedimentos, conceitos, sintaxe, ensino

Resumo

O presente estudo investigou os conceitos e procedimentos de identificação de dois tipos de sujeito (composto e oculto) utilizados por alunos do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio de prova de análise sintática e entrevista individual em uma amostra de 24 alunos (2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries). Os resultados demonstraram declínio no desempenho dos alunos na identificação de um dos tipos de sujeito. Na identificação do sujeito oculto, saíram-se melhor os alunos de 2ª e 4ª séries; do sujeito composto, 4ª, 6ª e 8ª séries. Nas séries mais avançadas, o conhecimento da nomenclatura parece ter prejudicado o conteúdo de suas respostas. Os conceitos de sujeito apresentaram duas características: emissão de uma resposta formal aprendida na escola (caso das respostas da 6ª série) e, valendo-se de seu conhecimento intuitivo, consideração de outros sintagmas nominais, não agentes, como sujeito (caso das respostas da 8ª série)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro de Melo Catelão, UEM
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Mestrado em Educação pela mesma instituição (Título do trabalho: Tomada de Consciência e Conceituação: O sujeito sintático entre alunos de Letras e Pedagogia, conclusão em 2007), bolsista da CAPES. Atua principalmente nos seguintes temas: educação escolar; formação de conceitos gramaticais; análise sintática e tomada de consciência em procedimentos de análise lingüística, língua francesa. Atualmente é professor colaborador do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá Currículo Lattes
Publicado
2008-03-31
Como Citar
Catelão, E. de M., & Calsa, G. C. (2008). <b>Estudo sobre conceitos e procedimentos de análise sintática utilizados por alunos do ensino fundamental</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i1.1561. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 26(1), 79-88. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v26i1.1561
Seção
Literatura e Linguística