<b>Estudo sobre conceitos e procedimentos de análise sintática utilizados por alunos do ensino fundamental</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i1.1561

  • Evandro de Melo Catelão UEM
  • Geiva Carolina Calsa UEM

Resumen

O presente estudo investigou os conceitos e procedimentos de identificação de dois tipos de sujeito (composto e oculto) utilizados por alunos do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio de prova de análise sintática e entrevista individual em uma amostra de 24 alunos (2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries). Os resultados demonstraram declínio no desempenho dos alunos na identificação de um dos tipos de sujeito. Na identificação do sujeito oculto, saíram-se melhor os alunos de 2ª e 4ª séries; do sujeito composto, 4ª, 6ª e 8ª séries. Nas séries mais avançadas, o conhecimento da nomenclatura parece ter prejudicado o conteúdo de suas respostas. Os conceitos de sujeito apresentaram duas características: emissão de uma resposta formal aprendida na escola (caso das respostas da 6ª série) e, valendo-se de seu conhecimento intuitivo, consideração de outros sintagmas nominais, não agentes, como sujeito (caso das respostas da 8ª série)

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Biografía del autor/a

Evandro de Melo Catelão, UEM
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Mestrado em Educação pela mesma instituição (Título do trabalho: Tomada de Consciência e Conceituação: O sujeito sintático entre alunos de Letras e Pedagogia, conclusão em 2007), bolsista da CAPES. Atua principalmente nos seguintes temas: educação escolar; formação de conceitos gramaticais; análise sintática e tomada de consciência em procedimentos de análise lingüística, língua francesa. Atualmente é professor colaborador do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá Currículo Lattes
Publicado
2008-03-31
Cómo citar
Catelão, E. de M., & Calsa, G. C. (2008). <b>Estudo sobre conceitos e procedimentos de análise sintática utilizados por alunos do ensino fundamental</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i1.1561. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 26(1), 79-88. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v26i1.1561
Sección
Literatura e Linguística