<b>A relação entre tipo de predicado e tipo de oração em narrativas orais e em narrativas escritas do português</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i1.1562
Resumo
Na teoria da gramática funcional, a estrutura subjacente da oração tem no predicado sua camada mais fundamental. Aplicado a um certo número de termos, o predicado forma o segundo nível da estrutura subjacente da oração, a predicação, que, por sua vez, designa um estado de coisas, ou seja, a concepção de algo que pode existir ou ocorrer em algum mundo. Os estados de coisas podem ser divididos, de acordo com seis tipos de parâmetros semânticos, em predicados de ação, predicados de situação e predicados de processo. Neste trabalho, pretende-se investigar a relação entre tipo de estado de coisas do predicado e tipo de oração, em um corpus formado por dez narrativas orais e dez narrativas escritas do português. A análise revelou uma maior freqüência de ocorrência de orações independentes para codificar predicados de situação, de orações paratáticas para codificar predicados de ação e de orações hipotáticas adverbiais para codificar predicados de processoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.