<b>As concepções de Estado e de Direito em <em>O Capital</em>, de Karl Marx</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i1.1571
Resumo
Marx observa as transformações históricas que ocorriam no caráter do Estado e do Direito no período da Revolução Industrial na Inglaterra. O aprofundamento da coação econômica determinado pela introdução da maquinaria em indústrias modernas dispensava o rigor da coação política e legal sobre a classe trabalhadora desenvolvida pelo governo inglês no período manufatureiro. Embora de forma não conclusiva, Marx parece refutar em O Capital as concepções de Estado e de Direito - desprovidas de sentido dialético, que havia formulado anteriormente em suas obras de juventude.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.