<b>Simulacro e negatividade: a intertextualidade de <em>Em Busca de Curitiba Perdida</em>, de Dalton Trevis</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v28i1.179

  • Marcio Renato Pinheiro da Silva UNESP-São José do Rio Preto
Palavras-chave: Dalton Trevisan, intertextualidade, Marcel Proust, pós-modernismo

Resumo

Os fenômenos culturais contemporâneos/pós -modernos caracterizam-se, freqüentemente, pelo diálogo irônic o e lúdico (intertextualidade) com a cultura passada e pr esente e pela problematização de projeções em relação ao futuro. Tais caracteres, não raro, configuram simulacros e/ou hiper-realidades, representações despojadas de referencialidade cujos temas são, muitas vezes, relativos às próprias representações. Nesse sentido, é notável o conto Em Busca de Curitiba Perdida, do paranaense Dalton Trevisan: por meio da intertextualidade com o roman-fleuve Em Busca do Tempo Perdido (À La Recherche du Temps Perdu ), do francês Marcel Proust, o texto de Trevisan coloca em xeque a utopia proustiana de união entre arte e vida, criando um simulacro cuja viabilidade se dá, paradoxalmente, por meio de sua própria impotência.

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Publicado
2007-11-12
Como Citar
Silva, M. R. P. da. (2007). <b>Simulacro e negatividade: a intertextualidade de <em>Em Busca de Curitiba Perdida</em>, de Dalton Trevis</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v28i1.179. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 28(1), 27-36. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v28i1.179
Seção
Literatura