<b>O microensino como instrumento de formação do professor de língua portuguesa</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v31i1.1821

  • Cláudia Valéria Doná Hila UEM
Palavras-chave: formação inicial, microensino, mediação

Resumo

O objetivo deste trabalho, que se insere no grupo de pesquisa ‘Gêneros textuais e ferramentas didáticas para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa’ (UEL/CNPq), é apresentar parte de uma pesquisa acerca da importância dos instrumentos de ensino para a formação do professor. Dentre estes, escolhemos o microensino por ser um dos mais presentes nas disciplinas práticas do curso de Letras. A fim de compreender o papel desses instrumentos, elegemos como corpus os diários escritos por três estagiárias, após a realização de sua experiência com o microensino, no ano de 2006. O referencial teórico ancora-se na literatura acerca da formação do professor, no Interacionismo Social e no Interacionismo Sócio-Discursivo. Os resultados, ainda não-conclusivos, têm demonstrado que os microensinos podem se constituir como verdadeiras ferramentas catalisadoras do processo reflexivo na formação inicial, mas dependem das mediações realizadas pelos professores formadores na condução e avaliação desses instrumentos.

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Biografia do Autor

Cláudia Valéria Doná Hila, UEM
Tem experiência na área de produção textual, com ênfase em gêneros textuais/discursivos, atuando principalmente nos seguintes temas: interação e escrita na formação inicial/continuada; gêneros textuais /discursivos e transposição didática; ensino de língua portuguesa e formação do professor. Currículo Lattes
Publicado
2009-06-16
Como Citar
Hila, C. V. D. (2009). <b>O microensino como instrumento de formação do professor de língua portuguesa</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v31i1.1821. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 31(1), 33-41. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v31i1.1821
Seção
Educação