<b>O microensino como instrumento de formação do professor de língua portuguesa</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v31i1.1821
Résumé
O objetivo deste trabalho, que se insere no grupo de pesquisa ‘Gêneros textuais e ferramentas didáticas para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa’ (UEL/CNPq), é apresentar parte de uma pesquisa acerca da importância dos instrumentos de ensino para a formação do professor. Dentre estes, escolhemos o microensino por ser um dos mais presentes nas disciplinas práticas do curso de Letras. A fim de compreender o papel desses instrumentos, elegemos como corpus os diários escritos por três estagiárias, após a realização de sua experiência com o microensino, no ano de 2006. O referencial teórico ancora-se na literatura acerca da formação do professor, no Interacionismo Social e no Interacionismo Sócio-Discursivo. Os resultados, ainda não-conclusivos, têm demonstrado que os microensinos podem se constituir como verdadeiras ferramentas catalisadoras do processo reflexivo na formação inicial, mas dependem das mediações realizadas pelos professores formadores na condução e avaliação desses instrumentos.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.