<strong>A crítica sociológica às abordagens epistemológicas tradicionais e o exercício da cidadania científica</strong> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v30i1.1944
Resumo
O artigo discute as contribuições da sociologia da ciência contemporânea para o exercício da cidadania científica nas democracias modernas. Pretende-se apresentar os pontos de ruptura propostos por essa abordagem sociológica em relação às epistemologias clássicas e contemporâneas de orientação lógico-formal-racionalista que contribuem para a difusão de uma concepção fundamentada nas noções de neutralidade e objetividade. O texto conclui que, ao incorporar variáveis sociológicas na análise do procedimento científico, a sociologia da ciência favorece o estabelecimento de uma visão crítica sobre essa forma de conhecimento e pode favorecer a participação do cidadão comum nos processos de tomadas de decisões que envolvem assuntos científicos e tecnológicos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.