<b>Ciclo de vida de produtos, empreendedorismo, tecnologia e globalização: um olhar através da <i>Caverna</i> de Saramago</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v35i1.20078

  • Marisa Guarezi Silvestre Universidade Estadual de Maringá
  • Francisco Giovanni David Vieira Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: ciclo de vida, produto, marketing, empreendedorismo, globalização, Saramago

Resumo

Dentro de uma perspectiva interdisciplinar, este ensaio tem o propósito de discutir o ciclo de vida dos produtos, a utilização de tecnologia e a globalização, tendo como pano de fundo o livro A Caverna de José Saramago, que foi publicado no Brasil no ano de 2001. A obra é um romance em forma de parábola e trata da saga de uma família de empreendedores que, através da Olaria dos Algores, fornece louças de barro ao mercado consumidor há três gerações. Entretanto, em determinado momento, os oleiros são informados que não existe mais demanda para os produtos cerâmicos por eles produzidos e oferecidos. Na tentativa de dar sobrevida à atividade, iniciam a confecção de bonecos de barro destinados à decoração, todavia estes também não são bem recebidos pelo público consumidor. O impacto da utilização de tecnologia na produção de produtos, cuja disseminação foi facilitada pela globalização, bem como a falta de percepção da Olaria sobre as mudanças ocorridas no mercado consumidor, foram determinantes para sua falência, obrigando os seus proprietários a redirecionarem suas vidas. Trata-se, portanto, de um ensaio que aborda uma temática que está diretamente relacionada às organizações, à atividade de marketing e à sociedade contemporânea.

 


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Biografia do Autor

Marisa Guarezi Silvestre, Universidade Estadual de Maringá

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na Área de Administração, com ênfase em Organizações.

Francisco Giovanni David Vieira, Universidade Estadual de Maringá
possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1991), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), e realizou estágio de pós-doutorado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (2007). É professor da Universidade Estadual de Maringá, editor associado para a área de Estudos de Marketing dos Cadernos EBAPE.BR (FGV-Rio), membro da Academy of Marketing (UK) e coordenador do GIPEM (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing - UEM/CNPq). Foi professor visitante da Universidade Federal de Lavras (2008) e membro do Comitê Científico da Divisão de Marketing da ANPAD (2009-2010). Atua na área de Administração, com ênfase em Marketing, e tem interesse nos seguintes temas: práticas de marketing, gestão de mercado, cultura e consumo, comportamento do consumidor, marketing social corporativo e produção acadêmica em marketing no Brasil.
Publicado
2013-07-12
Como Citar
Silvestre, M. G., & Vieira, F. G. D. (2013). <b>Ciclo de vida de produtos, empreendedorismo, tecnologia e globalização: um olhar através da <i>Caverna</i> de Saramago</b&gt; - doi: 10.4025/actascihumansoc.v35i1.20078. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 35(1), 1-11. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v35i1.20078
Seção
Administração