<b>Ciclo de vida de produtos, empreendedorismo, tecnologia e globalização: um olhar através da <i>Caverna</i> de Saramago</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v35i1.20078
Resumen
Dentro de uma perspectiva interdisciplinar, este ensaio tem o propósito de discutir o ciclo de vida dos produtos, a utilização de tecnologia e a globalização, tendo como pano de fundo o livro A Caverna de José Saramago, que foi publicado no Brasil no ano de 2001. A obra é um romance em forma de parábola e trata da saga de uma família de empreendedores que, através da Olaria dos Algores, fornece louças de barro ao mercado consumidor há três gerações. Entretanto, em determinado momento, os oleiros são informados que não existe mais demanda para os produtos cerâmicos por eles produzidos e oferecidos. Na tentativa de dar sobrevida à atividade, iniciam a confecção de bonecos de barro destinados à decoração, todavia estes também não são bem recebidos pelo público consumidor. O impacto da utilização de tecnologia na produção de produtos, cuja disseminação foi facilitada pela globalização, bem como a falta de percepção da Olaria sobre as mudanças ocorridas no mercado consumidor, foram determinantes para sua falência, obrigando os seus proprietários a redirecionarem suas vidas. Trata-se, portanto, de um ensaio que aborda uma temática que está diretamente relacionada às organizações, à atividade de marketing e à sociedade contemporânea.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.