<b>Análise comparativa entre CAMCOG, Fluência Verbal e o CASI-Short em idosos sem escolaridade<b>

  • José Eduardo Martinelli Faculdade de Medicina de Jundiai
  • Juliana Francisca Cecato Instituto de Geriatria e Gerontologia Comendador Hermenegildo Martinelli
  • José Maria Montiel Fundação Instituto para o Ensino de Osasco
  • Daniel Bartholomeu Fundação Instituto para o Ensino de Osasco
  • Flavia Ogava Aramaki Faculdade de Medicina de Jundiai
Palavras-chave: idoso, escolaridade, testes neuropsicológicos

Resumo

Existem vários testes para ajudar no diagnóstico da Doença de Alzheimer (DA) e é importante que o mesmo seja feito o quanto antes. A escolha dos testes neuropsicológicos pode variar de acordo com o tempo de escolaridade, pois a mesma pode influenciar o desempenho cognitivo. Instrumento breve de rastreio de habilidades cognitivas é o CASI (Cognitive Abilities Screening Instrument). Há uma versão resumida deste instrumento, CASI-S, que inclui registro, orientação temporal, fluência verbal, e evocação de palavras. O objetivo do estudo foi o desempenho cognitivo de idosos analfabetos entre os testes Cambridge Cognitive Examination, Fluência Verbal e o Cognitive Abilities Screening Instrument em sua versão reduzida. Método: foram avaliados 38 idosos analfabetos atendidos no Ambulatório de Geriatria de Jundiaí. Os instrumentos utilizados foram o Casi-S, CAMCOG, Fluência Verbal (FV), EDG e Questionário de Atividades Funcionais de Pfeffer. As análises do teste de correlação evidenciaram que o Casi-S correlacionou-se significativamente com o CAMCOG (r = 0,82; p < 0,0001). Pode-se observar um coeficiente moderado e significativo entre o teste de FV versão animais (r = 0,59; p < 0,0001) e a versão frutas (r = 0,69; p < 0,0001). Pode-se concluir que o Casi-S apresenta vantagens na aplicação em idosos analfabetos, por ser de simples execução e não exigir aspectos de escrita e leitura.

 

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Biografia do Autor

José Eduardo Martinelli, Faculdade de Medicina de Jundiai
Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicinade Jundiaí, mestrado em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas edoutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Médico responsável pela disciplina de Geriatria e Gerontologia da Faculdade deMedicina de Jundiaí - FMJ e pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia Comendador Hermenegildo Martinelli
Juliana Francisca Cecato, Instituto de Geriatria e Gerontologia Comendador Hermenegildo Martinelli
Psicóloga, Bióloga pela Universidade São Francisco.Mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, e PósGraduanda em Psicopedagogia pela Anhanguera Educacional.
José Maria Montiel, Fundação Instituto para o Ensino de Osasco
Psicólogo, Especialista emDiagnóstico e Triagem, Mestre e Doutor em Avaliação Psicológica em Contexto deSaúde Mental pela Universidade São Francisco. Pesquisador colaborador doLaboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LaPENC) - Unisal -Americana. Pesquisador Colaborador do Laboratório de Avaliação e Pesquisa emSaúde Mental e Personalidade (LabSAMP) - Universidade Federal de Góias - UFG -Faculdade de Educação. Atualmente é Professor com dedicação integral eexclusiva do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Psicologia Educacionalna UniFIEO - Fundação Instituto de Ensino para Osasco.
Daniel Bartholomeu, Fundação Instituto para o Ensino de Osasco
Psicólogo, Mestre e Doutor emAvaliação Psicológica em Contexto de Saúde Mental pela Universidade SãoFrancisco. É colaborador do Laboratório de Pesquisa em Psicologia do Esporte(Lepespe) e coordenador do Laboratório de Psicodiagnóstico e NeurociênciasCognitivas (LaPeNC). Atualmente leciona no Centro Universitário FIEO -UniFIEO.
Flavia Ogava Aramaki, Faculdade de Medicina de Jundiai
Bacharel em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, especializanda em Reabilitação Cognitiva pelo Departamento de Neurologia do HCFMUSP e Mestranda em Saúde do Adulto e do Idoso pela Faculdade de Medicina de Jundiaí. Com experiência na Universidade Aberta à Terceira Idade atuando em grupo de pesquisa de oficina de memória
Publicado
2013-12-20
Como Citar
Martinelli, J. E., Cecato, J. F., Montiel, J. M., Bartholomeu, D., & Aramaki, F. O. (2013). <b>Análise comparativa entre CAMCOG, Fluência Verbal e o CASI-Short em idosos sem escolaridade<b&gt;. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 35(2), 261-265. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v35i2.20859
Seção
Psicologia