<b>Dinâmicas física e histórica na conjuntura do desenvolvimento sustentável

  • Pacelli Henrique Martins Teodoro Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Palavras-chave: tempo, natureza, sociedade, sustentabilidade

Resumo

O Planeta Terra possui uma longa história natural, marcada por uma curta história social. Sem diferenciação temporal, o ritmo da sociedade sobre a produção da natureza resultou na crise ambiental, no século XX, a qual impulsionou a noção de desenvolvimento sustentável. Esta proposta internacional visa modelos alternativos de produção-consumo de recursos naturais, mas com o foco somente no tempo da sociedade, sem considerar o da natureza. Logo, a distinção dos tempos natural e social é necessária nos propósitos do desenvolvimento sustentável. O tempo físico das dinâmicas naturais possui o ritmo periódico dos fenômenos, em maior escala temporal, enquanto o tempo histórico das dinâmicas sociais, o ritmo aperiódico dos acontecimentos, em menor escala temporal. E, na atual globalização do modo capitalista de produção, o tempo histórico encontra-se unidirecional ao físico, com resultados do aumento localizado e diferenciado de impactos, em curto prazo, e da propensa incapacidade do suporte natural, em longo prazo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pacelli Henrique Martins Teodoro, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Doutor em Geografia, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista. Bolsista de Pós-doutorado Júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, pelo Instituto de Geociências - Universidade Federal de Minas Gerais.
Publicado
2014-08-22
Como Citar
Teodoro, P. H. M. (2014). <b&gt;Dinâmicas física e histórica na conjuntura do desenvolvimento sustentável. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 36(1), 73-84. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v36i1.21220
Seção
Geografia