<b>Dinâmicas física e histórica na conjuntura do desenvolvimento sustentável
Resumo
O Planeta Terra possui uma longa história natural, marcada por uma curta história social. Sem diferenciação temporal, o ritmo da sociedade sobre a produção da natureza resultou na crise ambiental, no século XX, a qual impulsionou a noção de desenvolvimento sustentável. Esta proposta internacional visa modelos alternativos de produção-consumo de recursos naturais, mas com o foco somente no tempo da sociedade, sem considerar o da natureza. Logo, a distinção dos tempos natural e social é necessária nos propósitos do desenvolvimento sustentável. O tempo físico das dinâmicas naturais possui o ritmo periódico dos fenômenos, em maior escala temporal, enquanto o tempo histórico das dinâmicas sociais, o ritmo aperiódico dos acontecimentos, em menor escala temporal. E, na atual globalização do modo capitalista de produção, o tempo histórico encontra-se unidirecional ao físico, com resultados do aumento localizado e diferenciado de impactos, em curto prazo, e da propensa incapacidade do suporte natural, em longo prazo.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.