<b>Dinâmicas física e histórica na conjuntura do desenvolvimento sustentável

  • Pacelli Henrique Martins Teodoro Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Résumé

O Planeta Terra possui uma longa história natural, marcada por uma curta história social. Sem diferenciação temporal, o ritmo da sociedade sobre a produção da natureza resultou na crise ambiental, no século XX, a qual impulsionou a noção de desenvolvimento sustentável. Esta proposta internacional visa modelos alternativos de produção-consumo de recursos naturais, mas com o foco somente no tempo da sociedade, sem considerar o da natureza. Logo, a distinção dos tempos natural e social é necessária nos propósitos do desenvolvimento sustentável. O tempo físico das dinâmicas naturais possui o ritmo periódico dos fenômenos, em maior escala temporal, enquanto o tempo histórico das dinâmicas sociais, o ritmo aperiódico dos acontecimentos, em menor escala temporal. E, na atual globalização do modo capitalista de produção, o tempo histórico encontra-se unidirecional ao físico, com resultados do aumento localizado e diferenciado de impactos, em curto prazo, e da propensa incapacidade do suporte natural, em longo prazo.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Pacelli Henrique Martins Teodoro, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Doutor em Geografia, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista. Bolsista de Pós-doutorado Júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, pelo Instituto de Geociências - Universidade Federal de Minas Gerais.
Publiée
2014-08-22
Comment citer
Teodoro, P. H. M. (2014). <b&gt;Dinâmicas física e histórica na conjuntura do desenvolvimento sustentável. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 36(1), 73-84. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v36i1.21220
Rubrique
Geografia