<b>A filosofia educacional dos jesuítas nas <em>Cartas</em> do Pe. José de Anchieta</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i2.2179
Resumo
Este estudo discute a filosofia educacional dos jesuítas, no contexto da própria formação cultural brasileira, utilizando para tanto, como base, as cartas escritas por José de Anchieta, conhecido como “apóstolo do Brasil”. O Pe. Anchieta fazia parte do grupo dos primeiros jesuítas que vieram para o Brasil no princípio da colonização, trazendo, além de um grande fervor missionário, a primeira educação letrada e sistematizada para estas terras. Dedicou 44 anos à obra da Companhia de Jesus no Brasil. Atuou principalmente como educador, tendo participado também da fundação do colégio da Vila de Piratininga, onde mais tarde nasceria a cidade de São Paulo. As cartas de Anchieta, que utilizamos como fonte para nossa pesquisa, além de serem documentos preciosos que relatam muito sobre a própria sociedade brasileira quinhentista, são também a primeira expressão da literatura brasileiraDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.