<b>Violência e conflitos na escola: desafios à prática docente</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i2.2192
Resumo
Este artigo discute o fenômeno da violência no âmbito das escolas públicas da cidade de Maringá-PR, tendo como foco principal de análise a relação professor-aluno. Com base em pesquisa bibliográfica e em dados coletados em pesquisa de campo, realizada em duas escolas públicas estaduais desta cidade, busca avaliar o grau de violência que aí se instaura, dispensando especial atenção à percepção que alunos e professores têm do fenômeno. Verificou-se que, a despeito das notícias veiculadas pelos meios de comunicação, a maior parte da violência identificada no âmbito dessa relação não está relacionada ao paroxístico, mas a um conjunto extremamente diverso de “pequenas violências” que, no entanto, vêm aumentando quantitativa e qualitativamente. Constituída principalmente pelo desrespeito, pelas ameaças e pelas agressões verbais, essa categoria de violência tem provocado o exacerbamento dos conflitos próprios da relação professor-aluno, dificulta o processo ensino-aprendizagem e pode propiciar o desenvolvimento de violências maioresDownloads
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