<b>Violência e conflitos na escola: desafios à prática docente</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i2.2192

  • Claudivan Sanches Lopes Universidade Estadual de Maringá
  • João Luiz Gasparin UEM

Résumé

Este artigo discute o fenômeno da violência no âmbito das escolas públicas da cidade de Maringá-PR, tendo como foco principal de análise a relação professor-aluno. Com base em pesquisa bibliográfica e em dados coletados em pesquisa de campo, realizada em duas escolas públicas estaduais desta cidade, busca avaliar o grau de violência que aí se instaura, dispensando especial atenção à percepção que alunos e professores têm do fenômeno. Verificou-se que, a despeito das notícias veiculadas pelos meios de comunicação, a maior parte da violência identificada no âmbito dessa relação não está relacionada ao paroxístico, mas a um conjunto extremamente diverso de “pequenas violências” que, no entanto, vêm aumentando quantitativa e qualitativamente. Constituída principalmente pelo desrespeito, pelas ameaças e pelas agressões verbais, essa categoria de violência tem provocado o exacerbamento dos conflitos próprios da relação professor-aluno, dificulta o processo ensino-aprendizagem e pode propiciar o desenvolvimento de violências maiores

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Biographie de l'auteur

Claudivan Sanches Lopes, Universidade Estadual de Maringá
Professor de Prática de Ensino em Geografia, no Departamento de Geografia da universidade Estadual de Maringá. http://lattes.cnpq.br/3364994682803805
Publiée
2008-04-15
Comment citer
Lopes, C. S., & Gasparin, J. L. (2008). <b>Violência e conflitos na escola: desafios à prática docente</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i2.2192. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 25(2), 295-304. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v25i2.2192
Rubrique
Educação