<b>A educação no pensamento de Antonil: algumas reflexões sobre a obra “Cultura e Opulência do Brasil”</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i1.2201
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar nossa pesquisa a respeito da obra do padre jesuíta André João Antonil, intitulada Cultura e Opulência do Brasil. Nosso estudo teve como propósito refletir sobre a relação entre trabalho e educação, presente nessa obra. O texto de Antonil, redigido em 1711, explicita qual conteúdo é útil e necessário ao homem que reproduz o trabalho, nos moldes da acumulação, no Brasil-Colônia. O trabalho, realizado sobretudo nos engenhos de açúcar e organizado sob as diretrizes da disciplina, da objetividade, da racionalidade, mostrava qual conteúdo deveria ser apreendido por aqueles que seriam os responsáveis pelo comando das riquezas em terras brasileiras. Entendemos que a preciosidade do texto está em revelar que o conteúdo educacional não está isolado das relações humanas no trabalho, pois compreendemos que essas relações impõem a forma de ser da educação nos diferentes períodos históricosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.