<b>Discriminação de gênero e participação política: a atuação da mulher sem terra</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i1.2208
Resumo
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada na área de Psicologia Comunitária, em um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, situado na região noroeste do Paraná. A investigação teve como objetivo conhecer a participação das mulheres nos processos decisórios realizados no acampamento. A utilização da metodologia da pesquisa participante possibilitou a inserção na comunidade e o conhecimento, de maneira mais aprofundada, do contexto no qual está inserida. A coleta de dados, através do relato de histórias de vida permitiu verificar os aspectos subjetivos que permeiam as relações sociais entre os acampados. A compreensão dos aspectos socioculturais presentes no acampamento e as relações de gênero ali estabelecidas são relevantes para a compreensão das características objetivas e subjetivas presentes na atividade e identidade da mulher Sem Terra. Esses constituem fatores importantes que determinam sua participação nas decisões que são tomadas no acampamento e a maneira como isso aconteceDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.