Huldrych Zwingli (1484 - 1531), o reformador de Zurique - um esboço biográfico

  • Peter Johann Mainka UEM
Palavras-chave: século XVI, Reforma Protestante, Suíça, Zwínglio, Huldrych [Ulrico]

Resumo

Freqüentemente, a Reforma Protestante está ligada apenas à pessoa de Martim Lutero que, com a afixação das 95 teses (1517), iniciou efetivamente o movimento reformador. Mas, além dele, alguns outros reformadores influenciaram decisivamente o futuro desenvolvimento do Protestantismo. Um destes representantes foi Huldrych Zwingli (1484 - 1531), o reformador de Zurique na Suíça, que desenvolveu uma concepção religiosa própria. Zwingli não foi somente o líder teológico mais importante de Zurique, mas também o responsável pela divulgação da Reforma na Confederação Helvética. Além disso, criou a base teológica e intelectual, na qual, um pouco mais tarde, João Calvino (1509 - 1564) pôde continuar e desenvolver sua concepção de teologia e política. - Infelizmente, a vida e obra de Zwingli, a sua teologia, como as suas idéias políticas e sociais são pouco conhecidas no Brasil. Por isso, esse artigo objetiva fornecer um esboço biográfico da vida de Zwingli como base para outras pesquisas nesse assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Peter Johann Mainka, UEM
Possui mestrado pelo Institut für Geschichte - Julius-Maximilians-Universität Würzburg (1988) e doutorado em Neuere und Neueste Geschichte - Julius-Maximilians-Universität Würzburg (1994). Atualmente é colaborador científico (professor) na Bayerische Julius-Maximilians-Universität Würzburg. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: história dos tempos modernos, tempos modernos, século xvi, século xviii e filosofia política Currículo Lattes
Publicado
2008-05-06
Como Citar
Mainka, P. J. (2008). Huldrych Zwingli (1484 - 1531), o reformador de Zurique - um esboço biográfico. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 23, 141-147. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v23i0.2758
Seção
Educação