O tema da propriedade na filosofia política de John Locke
Resumo
É uma discussão sobre a configuração do conceito de propriedade na obra de John Locke (1632-1704), especialmente nos Two Treatises of Government, publicados em 1689/90 e, mais precisamente ainda, no Segundo Tratado. A abordagem aqui feita, além de contextualizar a obra e o pensamento do autor, relaciona os fatos históricos e os conceitos, numa perspectiva da filosofia política. Locke foi um autor que bem refletiu seu tempo. Naquela época, a Inglaterra vivia o período da consagração triunfante do modo capitalista de organização da produção. As transformações políticas e econômicas ocorridas no país, quando a burguesia firmou sua supremacia sobre os negócios, sobre a política e também sobre o modo de pensar, estão vivamente presentes nas reflexões lockianas sobre a propriedade, sobre a liberdade e também sobre o Estado.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.