A presença do imaginário medieval no Brasil colonial: descrições dos viajantes
Resumo
Este estudo analisa a herança do imaginário medieval presente nos registros literários dos primeiros viajantes europeus que visitaram o Brasil nos primeiros séculos da época colonial. A composição das descrições desses viajantes revela, a partir da literatura de viagem, da pintura e da cartografia, imagens que são típicas da cosmologia de séculos anteriores. Em seus escritos, bem como nas representações iconográficas de que se valeram para patentear uma descrição do território recém-descoberto, a fauna, a flora e seus habitantes são, potencialmente, sérios candidatos a figurarem na categoria do universo fantástico, tão presente na literatura e na iconografia produzida pelos homens da Idade Média. Essa idéia pode ser encontrada em viajantes dos séculos XVI e XVII como Fernão Cardim, Jean de Léry, Pero de Magalhães Gândavo e Gabriel Soares de Sousa.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.