<b>‘Olha o passarinho!’ A fotografia no Ensino de Ciências

  • Fabiola Cezar Faria Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcia Borin da Cunha Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: ensino de ciências, ciência e criatividade, recurso didático, observação

Resumo

Este artigo apresenta uma atividade com crianças que utilizaram a máquina fotográfica nas aulas de Ciências, para o registro da observação de fatos do ambiente. As atividades foram realizadas no pátio da escola e na sala de aula. As fotografias foram projetadas na sala de aula para toda a turma, de modo a discutir as percepções do autor da fotografia e as dos demais estudantes. Foram realizadas três atividades divididas em temas: Ciência, Meio Ambiente e Solo. Todas as atividades foram gravadas em áudio e vídeo para posterior análise. A partir das análises, foi possível perceber as diferentes percepções e os diferentes significados produzidos pelas crianças. Além disso, esse foi um trabalho de observação da Ciência, possibilitando um aprimoramento dessa habilidade nas crianças ─ habilidade essa tão importante para o entendimento da Ciência. Durante o trabalho, foi perceptível também a mudança de comportamento das crianças à medida que as atividades eram realizadas, pois passaram a observar mais detalhadamente os fenômenos por meio das fotografias. Assim, a fotografia pode ser uma boa ferramenta de ensino, pois possibilita a inserção de atividades de observação e descrição de fenômenos em ciências.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiola Cezar Faria, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Licenciatura em Química na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Marcia Borin da Cunha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Profa. Ajunta do Centro de Engenharias e Ciências Exatas da universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Toledo. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Unioeste, Campus de Cascavel. Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino da Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu. Formação: Graduação em Quimica com mestrado e doutorado em Educação. Pós doutorado em Educação.
Publicado
2016-06-24
Como Citar
Faria, F. C., & Cunha, M. B. da. (2016). <b&gt;‘Olha o passarinho!’ A fotografia no Ensino de Ciências. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 38(1), 57-64. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v38i1.28527
Seção
Educação