<b>‘Já dancei congadas, folias e carnavais’: a festa na condição de resíduo e ato territorial no bairro patrimônio em Uberlândia-MG
Resumo
Localizado no setor sul de Uberlândia-MG, o bairro Patrimônio revela especificidades socioterritoriais importantes dos negros da cidade. Fundado no final do século XIX, sua história é marcada pelas dificuldades enfrentadas pelos habitantes, tanto pela falta de equipamentos urbanos quanto pelo preconceito. Entre os modos de viver no/do lugar, destacam-se as festividades. No entremear de Folias de Reis, Carnavais e Ternos de Moçambique (Congadas), construíram lógicas pautadas nas relações de doação e troca com a vizinhança, (re)afirmando pactos sociais para a continuidade da vida. Na instalação de novos nexos, voltados para a produção de espaços revalorizados para as classes médias, são fabricadas tensões territoriais acerca de seus diferentes usos e apropriações. Os moradores do lugar reúnem alguns de seus resíduos, tendo em vista a ameaça de destituição dos seus territórios. A corporificação dessas festividades se manifesta na condição de atos territoriais, compreendidos como ações, sazonais ou não, que visam ao (re)estabelecimento das territorialidades, sejam essas oníricas ou concretas. As festas reinventadas reafirmam a existência dos sujeitos e permitem que se reinventem para darem continuidade a seu viver no/do lugar, nos contextos de mudança em que estão inseridos.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.