<b>Um estudo comparativo sobre a resistência e o enfraquecimento do Grupo Católico em duas regiões brasileiras</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v30i2.2891
Resumo
O artigo estudo comparativo sobre a resistência e o enfraquecimento do Grupo Católico em duas regiões brasileiras aborda a diversidade religiosa de duas regiões dos Estados brasileiros do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, destacando a relação entre taxas de mobilidade populacional e pluralismo religioso. O acompanhamento de literatura especializada indica que os maiores índices de diversidade concentram-se nas regiões de intenso fluxo demográfico nas décadas recentes. Nas grandes cidades como Belo Horizonte e Rio de Janeiro, esses índices parecem puxados, sobretudo, pela migração dos fiéis católicos para igrejas pentecostais ou para o grupo dos sem-religião, enquanto nas regiões com baixo nível de mobilidade populacional, como o interior de Minas Gerais, ainda há focos de resistência católica. Com isso, verificamos que, onde há grande oferta religiosa, aumenta a migração para outros grupos. Assim, apresentamos a região Metropolitana do Rio de Janeiro, com um dos maiores índices de diversidade religiosa do país, e a microrregião de Ouro Preto em Minas Gerais, amplamente dominada pelo catolicismo, como casos significativos para nossa argumentação.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.