<b>Impacto do trabalho infantil no rendimento do indivíduo adulto no mercado de trabalho formal brasileiro
Resumo
Diante do grande percentual de indivíduos que declararam ter ingressado no mercado de trabalho ainda na infância no Brasil, objetivou-se nesta pesquisa verificar o impacto do trabalho infantil no rendimento do trabalho formal do indivíduo na fase adulta. Adicionalmente, esta análise também foi realizada considerando os diferentes níveis de renda dos trabalhadores. Para tanto, foi utilizado o método de momentos generalizados (GMM) e regressão quantílica, a partir de micro-dados da PNAD 2008. As estimativas indicaram que o fato do indivíduo ter trabalhado quando criança afetou negativamente os rendimentos provenientes do trabalho formal na vida adulta e este impacto foi ainda maior considerando o quantil mais elevado de renda. Além disso, constatou-se que boas condições de saúde influenciaram positivamente os níveis de salário.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.