Entre as teorias platônicas e a lógica fregeana: um legado para a gramática gerativo-transformacional
Resumo
O presente trabalho pretende fazer algumas reflexões a respeito das possíveis relações entre a teoria da lógica do filósofo alemão Gotollob Frege e o platonismo, que influenciaram a moderna lingüística de Noam Chomsky. Trata-se de um trabalho em Filosofia da Linguagem, com o objetivo de despertar o interesse nos estudos em epistemologia - muito importante para a compreensão dos diversos conceitos de linguagem, auxiliando alunos da graduação e pós-graduação que se dedicam a esse objeto. No decorrer do trabalho, ficam claras as relações entre mundo das idéias, lógica e semântica. Para tanto, nosso artigo está divido em três partes - além da introdução e da conclusão. Primeiramente, compomos um quadro geral com os principais pressupostos da teoria platônica; em um segundo item, discutimos conceitos de linguagem conforme a filosofia e finalmente no terceiro, estabelecemos a relação entre Platão e Frege, bem como a recorrência de suas teorias na Gramática Gerativo-Transformacional.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.