A crítica de Angela Carter ao falocentrismo em <em>The bloody chamber and other stories</em>
Resumo
Neste trabalho analisam-se três contos de fada reescritos no livro The bloody chamber and other stories, de Angela Carter. Em ‘The courtship of Mr Lyon’, ‘The Tiger’s bride’ e Puss-in-Boots’ as estruturas patriarcais são expostas e denunciadas em suas estratégias para conter a sensualidade e a liberdade femininas. A fera, sinônimo da sensualidade, é desconstruída através do olhar recíproco e do relacionamento em nível de igualdade. A aproximação destemida da mulher em direção à fera e seu domínio sobre ela lhe dão o poder numa nova ordem mundial sem falocentrismo.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.