A função instrumental da linguagem
Resumo
A existência de padrões de valores comportamentais criados e convencionalizados por indivíduos pressupõe a existência de instituições e estas, geralmente, pressupõem graus de organização social mais ou menos complexos que, por sua vez, pressupõem uma forma de interação verbal entre os indivíduos que reflete esse grau de complexidade; razão pela qual, em muitas situações de vida, os problemas de natureza discursiva e lingüística, que o falante comum enfrenta no processo de interação verbal com as instituições e seus porta-vozes, podem também se complicar. Nesses casos é que o falante (ou seu porta-voz, um legislador, por exemplo) mais necessita não só de familiaridade com o “código” em pauta, mas sobretudo do conhecimento do uso instrumental da linguagem, isto é, do domínio muito cuidadoso e particular do processo de leitura dos fatos e do discurso que o código específico implica. É esse o vetor do Projeto (cf. nota 1).Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.