Notas sobre o <em>Livre-Arbítrio</em>
Resumo
O texto é uma introdução à discussão sobre o tema do livre-arbítrio na tradição filosófica do cristianismo ocidental, especialmente na Suma teológica de Tomás de Aquino. Sua concepção é calcada tanto em Bernardo de Claraval quanto em Agostinho, dois dos mais importantes autores cristãos que trataram do assunto. Outros pensadores também trataram dessa questão, mas os três indicados enformaram a tradição cristã até a famosíssima querela entre Erasmo e Lutero no século XVI, marco da ruptura institucional-teológica no cristianismo.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.